Noticias
CRP-RJ presente em reunião na CUFA da Penha
Data de Publicação: 5 de novembro de 2025
O CRP-RJ marcou presença na reunião realizada em 3 de novembro na Cufa - Central Única das Favelas - da Penha, com a participação da conselheira presidenta Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), do conselheiro Lucas Gabriel de Matos Santos (CRP 05/58930) e da colaboradora Iamara Peccin (CRP 05/73933).
A reunião teve a presença de representantes da Defensoria Pública, das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde no território, além de líderes comunitários .
O foco foi a organização das ações após a operação de segurança pública ocorrida no dia 28 de outubro tendo em vista os possíveis agravos em saúde, saúde mental e as necessidades de proteção social desencadeadas pelo episódio. Foi proposto colaborar sem substituir os movimentos locais já estabelecidos, considerando a importância de ações sustentáveis no território e equipamentos de saúde. No que tange a competência do CRP-RJ, serão articuladas orientações e escuta das psicólogas (os/es) que atuam na linha de frente do cuidado no território.
Entre os temas abordados, destacaram-se:
- Estratégias de cuidado pós-operação:
Com a participação de psicólogas (assim como assistentes sociais e advogadas) de outras instituições no intuito de oferecer acolhimento em articulação as redes de atenção à saúde e Assistência, e assim desenvolver estratégias de cuidado coletivo.
Ações em quatro eixos:
- Mobilização e escuta das organizações, atendimento individual descentralizado (psicologia, assistência social e advocacia), acolhimento coletivo (incluindo profissionais) e articulação com a rede governamental.
Além dos assuntos abordados, Viviane Martins também salientou a importância de orientar psicólogas (os/es) para atuação em contextos de violência.
O CRP-RJ também está articulando com outros Conselhos Regionais a formalização de uma orientação para psicólogas (os/es) no acolhimento e atendimento em decorrência a operações policiais.
notícias